sexta-feira, 10 de abril de 2009

Tese para Shodan - Tese de análise de centro psicológico para faixas pretas.

Todos os dias de nossas vidas, passamos por diversas experiências que nos transformam a curto ou longo prazo, tomamos atitudes que podem mudar completamente nossas vidas. Nenhum momento é exatamente igual ao outro (Tada Ima). Nenhum instante em toda eternidade jamais será como este. Existirão momentos parecidos, isso é um fato, mas nunca exatamente iguais. Nosso ser é determinado por esses momentos únicos e o quanto nos dedicamos às decisões nele tomadas.
Minha primeira lembrança real de vida, é um tatame, eu com meus 4 anos aproximadamente, desfazendo o seiza na aula de judô para roer as unhas do pé. Naquele tempo não fazia idéia do porque estava eu sentado no lugar onde viveria e me transformaria, nem fazia idéia do tamanho do caminho que começaria a trilhar. Mas foi ali que recebi a primeira lição de vida, e provavelmente um dos pilares a minha iniciação no Aikido. Meu sensei contou que qualquer coisa que eu fizesse de coração e com boas intenções, seria a mais perfeita arte marcial.
Me lembro muito bem daquele Dezembro em que meu pai, alegremente entrou em casa sugerindo que eu treinasse o Aikido, dizendo que existiam professores credenciados ao Instituto Takemussu próximo de onde moravamos. Eu já conhecia a arte por livros e vídeos, mas me achava incapaz de fazer qualquer um daqueles movimentos, pois na época tinha um pouco mais de 1,58m e pesava aproximadamente 120 quilos. No entanto a confiança que tenho em meu pai, e a vontade com que ele me recomendará, me motivou a procurar o tal dojo.
Sei que a maioria das pessoas diria agora: “- Parece que foi ontem que entrei no dojo...” Mas eu estaria mentindo ao dizer isso, e talvez, não dando valor a tudo o que passei no Tada Ima. Mas posso dizer “parece que uma vida se passou desde que eu entrei pela primeira vez no dojo.” Nos dias que se passaram após o inicio do treino, conheci o sensei Eduardo, que seria o carrasco do meu antigo jeito de ser e um grande exemplo para minha nova vida. Não posso mentir, o começo foi difícil, dolorido, até mesmo raivoso; e isso fez com que eu desejasse mais do que nunca aprender aquela arte. Desenvolvi um sentimento afeição, me apaixonei pelo aikido e seus movimentos, queria desesperadamente aprender e entender como ser tão suave e forte. Nesse instante já não havia dúvidas, era isso que eu desejaria para meu futuro. É assim que eu quero ser, é isso que eu quero aprender e ensinar.
Foi treinando exaustivamente, obervando meus companheiros e lendo sobre o assunto que compreendi: Aikido não existe só no tatame, ele tem que sair de lá com você todos os dias; para usá-lo em casa para aprender como me aproximar melhor da família (Mussubi); no trabalho aprendi a tomar as decisões corretas no instante certo e a estar sempre atento com os fatos que me cercam (Zanshin). e na vida para ser feliz. Levei a disciplina que era cobrada nos treinos até mesmo para a minha alimentação, afinal, eu acreditava que quanto melhor a forma física, mais fácil seria o aprendizado e melhor seria minha saúde, levei a dedicação aos estudos, e sai vitorioso de cada um desses desafios. A confiança que o sensei Edu passou a ter em mim coloquei em minha personalidade, desenvolvi auto-confiança. Passei a me sentir alguém!
Durante esses anos, passamos por momentos difíceis, foram eles físicos, outras vezes espirituais, mas tudo isso, veio e passou. Somente para provar, que quando acreditamos no que fazemos tudo é possível. Nosso maior inimigo, somos nós mesmos.
O tempo foi passando, e eu percebi que o caminho não era longo, mas sim infinito. As dúvidas vão se tornando mais profundas e tomando diferentes formas conforme avanço e percebo o quão grandiosa é a essência dessa arte. Desde meu respirar até minha motivação para viver, tudo isso é Aikido. Aprender a lidar com as pessoas e até mesmo compreende-las com um simples olhar, tudo isso faz parte do aprendizado.
Percebemos muitas vezes nos treinos que alguns companheiros se destacam mais, aprendem mais rápido e por muitas vezes nos sentimos derrotados e inúteis. Engana-se quem pensa dessa maneira. Devemos alegrar-nos pelo êxito de nossos amigos e tomar isso como incentivo para treinar, pesar quando existe a falha e ainda assim treinar! Afinal de contas, o trabalho duro e muito esforço pode superar qualquer barreira, basta que você ame (Ai) o que faz o suficiete para ser entregar de corpo e alma(Shugyo), esquecer as aparências e jamais achar que sabe demais, mantendo no coração a vontade de aprender(Hibi Shoshin). Em qualquer atividade da vida, existem momentos bons e ruins, vitórias e derrotas, e neles a dor de não conseguir algo que se deseja muito é inevitável, mas o sofrimento, esse é opcional. Não se lamente pelo o que passou. Quando fracassar, erga a cabeça, treine com mais afinco, faço melhor, seja melhor. O treino serve para que aprendamos a não deixar que as situações nos dominem, mas sim dominar a situação. Isso exije disciplina.
Muitas vezes quando treinamos somos tomados pela curiosidade de testar nossas técnicas e acabamos criando situações desarmoniosas ao invés de equilibrar a situação. Outras vezes nos deixamos ser guiados por nossos demônios internos e nos dobramos a preguiça usando das mais diversas desculpas. Isso também faz parte do treino, descobrir todos os aspectos do nosso ser, mas como conta uma antiga lenda indígena, devemos alimentar o lobo que queremos que vença. Nessa lenda chamada Os Lobos internos, Um velho Avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:
"Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio àqueles que 'aprontaram' tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram. Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra estes sentimentos". E ele continuou: "É como se existissem dois lobos dentro de mim.
Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta. Mas, o outro lobo, ah!, este é cheio de raiva.Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira!
Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo.
Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes.
É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma!
Algumas vezes é difícil de conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito".
O garoto olhou intensamente nos olhos de seu Avô e perguntou: "Qual deles vence, Vovô?"
O Avô sorriu e respondeu baixinho:
"Aquele que eu alimento mais freqüentemente".

Acredito que alimentar o lobo, no contexto marcial, significa disciplinar-se, cultivar o “rei” e manter a retidão de espírito. Não é fácil! Essa é uma palavra que eu digo a todos iniciantes em nosso dojo sempre que temos uma oportunidade de conversar. Aikido exije sacrifícios e muito estudo, se você não está disposto a faze-lo, você não poderá enxergar o caminho, andará no escuro. Não basta decorar os 14 lemas do Aikido, é necessário vive-los. Somente dessa maneira aprenderemos a melhorar a vida do ser humano, alcançando objetivos que fazem parte de diversos aspectos das artes marciais como:

* Equilibrar no ser humano os desejos com as tendências vocacionais, de tal forma que aprenda desejar o que na prática faz da melhor maneira;
* Ensinar a lidar com o medo;
* Ensinar a viver estrategicamente;
* Propor soluções de como preservar a saúde e controlar o estresse;
* Ensinar a lidar com a solidão extraindo a mensagem do silêncio;
* Mostrar como desenvolver a personalidade taticamente;
* Mostrar como criar uma técnica que permita que os ideais conduzam a ações práticas em todos os instantes da vida;
* Desenvolver o espiritual e o humano.
* A prática da Filosofia das Artes Marciais implica, pois, uma forma de vida sóbria, sensata, paciente, plena de amor e em harmonia com todo o universo.

E tudo isso é puro Aikido, um dos caminhos que nos une a Deus, que nos mostra diversas faces de nossa mente, espírito e corpo. Um caminho infindável, no qual eu desejo mergulhar cada dia mais pronfundamente, e absorver tudo o que eu for capaz de conseguir. Sei que esse é apenas o começo, mas não me permitirei jamais desanimar diante do desafio, estou aqui, porque amo o que faço. Não posso esquecer de agradecer a todos aqueles que cultivaram a semente desse amor em meu peito, amigos que levarei para toda a vida, bem guardados em meu coração, os nomes são muitos, o espaço é pequeno, mas quero que todos saibam que mesmo que tenham cruzado minha vida por apenas 1 segundo, vocês me ajudaram a chegar até aqui.
Gostaria de agradecer a todo pessoal da central que sempre que podiam treinavam comigo e me apoiavam, Bala, Satie, Alezinho, Sidão, Rafinha, Diógenes, Amaury, Natalia, Bruna, Mayra e todos os outros, gostaria de agradecer em especial aos meus companheiros do Tada Ima, Rafael, Marcelo, Glauco, Fernando, Mateus, Hudson e Lê que treinaram exaustivamente comigo nos últimos dias, e a todos outros alunos, agradecer de coração ao meu sensei, Edu, pois sem ele, eu jamais chegaria aqui hoje, agradecer ao sensei Wagner Bull, pela dedicação e força com que construiu e conduz o Instituto Takemussu, agradecer ao O Sensei por ter criado essa maravilhosa arte, e de maneira grandiosa, agradecer meu pai, pois sem ele, eu jamais teria sequer pensado em treinar aikido e a minha mãe, que me deu muito apoio durante o começo dessa jornada, não me deixando desanimar jamais. Sem cada um de vocês, sem cada instante que vivemos juntos, eu não seria como sou hoje, sem cada treino e sem a dedicação de todos, meu aikido não seria o que é. Acredito que isso seja o que todos buscam nas artes marciais, a capacidade de se relacionar com o mundo, entender seu lugar no universo, unir o trabalho físico ao trabalho mental, agir de maneira simples e sincera e por fim, compreender a direção a tomar em seu caminho.

Azzis Jirges Hanna Netto
27/01/2007

Abaixo segue o Juramento do Shodan, lido após a aprovação do examinado.

JURAMENTO DE SHODAN

Tenho conhecimento de que a graduação Shodan é apenas o primeiro grau de uma escala. Foi difícil chegar a este ponto, precisei de muito esforço e apoio de meus colegas e mestres.
Tenho muito a me orgulhar, porém o caminho do Aikidô é ainda muito longo e eu estou apenas começando.
Agora que conheço as técnicas básicas posso realmente treinar minha mente, minhas emoções e meu espírito. As dúvidas são agora muito pequenas, porém muito profundas, e só serão esclarecidas com minha continuidade no treinamento e aprofundamento em meu "Shugyo".
Isto posto, juro diante desta assembléia, dos professores presentes e das forças criadoras do Universo, que procurarei até o final de meus dias o adestramento de meu corpo, minhas emoções, minha mente e meu espírito.
Buscarei sempre a saúde de meu corpo que é meu templo material, saberei corretamente expressar minhas emoções, refletirei e meditarei sobre a filosofia do Aikidô de forma a cada dia que passar, mais me aprofundar na sabedoria do Universo visando atingir o caminho da perfeição, o "Do".
Na minha vida futura saberei ter uma atitude de conduta condizente com a de um faixa preta de Aikidô, procurando ajustiça, o equilíbrio, a amizade, a disciplina e a ética, cultivando o respeito a todas as forças do Universo. Praticarei a tolerância, a ponderação e a calma. Saberei usar minha ira e meu poder enérgico para modificar a ignorância e a incompreensão sempre que encontrar forças desestabilizadoras da ordem natural do meio onde eu viver. Procurarei evitar a crítica àqueles que sejam diferentes de mim e buscarei sempre a união entre os contrários, sabendo tolerar os pontos de vista alheios como pertinentes ao equilíbrio natural.
Saberei ser leal e fiel àqueles em que em mim confiam e confiarem e usarei minha astúcia sempre buscando um objetivo onde todas as partes envolvidas sintam-se recompensadas e jamais apenas visando beneficio exclusivamente individual. Serei discípulo da verdade, da justiça, do equilíbrio e do bem comum.
Saberei ser alegre, saberei brincar, saberei ser sério, saberei chorar.
Procurarei sempre a cada dia ser mais forte, mais maduro, mais inteligente e mais sábio e usarei meu poder de líder para dar a todos ajusta medida.
Saberei respeitar e fazer-me respeitar.
Aos meus companheiros minha solidariedade, ao meu mestre gratidão e lealdade.

EU JURO!

Um comentário:

Ronaldo Miguez disse...

Suas colocações são excelentes, revelam a grandiosidade dessa arte milenar chamada Aikido. parabéns pelo seu trabalho e pelas idéias que voce transmite. Um abraço, Ronaldo Miguez;